Dinheiro já

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Disposição das divisões da casa(André Silva)


A DISPOSIÇÃO DAS DIVISÕES DA CASA


Quando se projecta uma habitação, é frequente não se ter em conta a sua orientação. Contudo, a incidência dos raios solares numa casa e em última instância, o seu aquecimento, dependem da orientação que lhe for dada. É conveniente saber utilizar ao máximo os efeitos benéficos do sol, mas, também, proteger a casa do calor excessivo, através de uma correcta orientação das aberturas (portas, janelas, etc).
Assim, a melhor orientação é que aponta para o local onde o sol incide ao meio-dia (sul para o hemisfério norte e norte para hemisfério sul ), visto que no verão recebe menos horas de calor do que no inverno.
A orientação da habitação
• As aberturas viradas a leste e a oeste recebem mais horas de sol no Verão do que no Inverno.
• As aberturas orientadas para leste, no Inverno, recebem os raios de sol nascente até metade da manhã. No Verão, o período prolonga-se até cerca do meio-dia. Assim, como o sol actua durante um curto período, não tem tempo de aquecer a atmosfera, pelo que as divisões da casa orientadas para leste são menos quentes do que as que se encontram expostas a sul. No entanto, no Verão são temperadas pelo sol da manhã, que quebra o ambiente fresco da noite.
• As aberturas orientadas para oeste são «castigadas» pelo sol da tarde durante o Verão, recebendo a luz da pior forma, na segunda metade do dia, quando a atmosfera já está aquecida. No Inverno, o sol incide obliquamente, pelo que o frio da noite não é compensado senão depois do meio dia.
• É conveniente que os quartos estejam virados para leste, pois deste modo, o sol da manhã pode entrar através das janelas, iluminando toda a divisão.
• Uma divisão exposta a norte recebe mais sol no Verão que no Inverno, razão pela qual este ponto cardeal não é a melhor escolha. Contudo, é uma boa opção se se pretender uma iluminação uniforme, por exemplo, para um estúdio de pintura.

Disposição das divisões segundo a orientação solar

Sem comentários:

Enviar um comentário