![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnPypOLfADZV7xAz8K4HdgGDClrGoBfs1m6stx3niCwLtQHjbgs5sk9HZuE6EfcWeEAEB69wlpCTIw-nYldBXZ7YFfvOxVBMyZqr9d7-jC_evZEE6dpgvjqAGVI9PuQQOpTfAA5sXGq8M/s320/conectmidia.png)
Hábitos do consumidor
O impacto ecoa no meio ambiente, pois o seu consumo consciente de combustível e energia vai exigir uma produção menor, e a produção gera gases de efeito estufa. O consumidor consciente estará, assim, poupando recursos naturais e contribuindo para a preservação da vida no planeta.
Abaixo seleccionámos algumas dicas para consumir menos energia eléctrica:
Economize com o frigorífico:
O frigorífico é um dos grandes vilões para o consumo de energia eléctrica, pois fica ligada o tempo todo. Veja como gastar menos:
- Instale o frigorífico e o congelador em local ventilado e longe do fogão. Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes no frigorífico, pois o motor vai ter de trabalhar mais para arrefecer o ambiente interno e, consequentemente, gastar mais energia.
- Não deixe a porta do frigorífico aberta desnecessariamente nem por muito tempo. E regule o termóstato para que arrefeça menos no inverno. Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie o frigorífico e o congelador e desligue-os da tomada.
- Ao comprar um equipamento com menor consumo de energia (nos electrodomésticos com a categoria A+ é a mais eficiente e consome menos energia).
Economize ao lavar e passar a roupa:
- Na hora de usar a máquina de lavar roupa, economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.
- Utilize a máquina de secar roupa com sua capacidade máxima, evitando o desperdício de energia eléctrica.
- Não use o ferro eléctrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede eléctrica. Evite passar poucas peças de roupa de cada vez. Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma vez só.
Ilumine sua casa sem desperdício:
- Evite as lâmpadas incandescentes. Elas custam menos, mas são as mais ineficientes. Uma lâmpada fluorescente compacta de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W e pode durar até 10 vezes mais.
- Lembre-se sempre de apagar as luzes dos ambientes em que não há ninguém, pois esse é um gasto totalmente desnecessário.
- Ao comprar compre lâmpadas de baixo consumo.
Hábitos que os consumidores devem mudar:
• Evitar ir várias vezes às frigoríficas seguidas.
• Não deixar as televisões em standby pois mesmo desligadas consomem energia.
• Não deixar os carregadores dos telemóveis nas tomadas depois de serem utilizadas.
• Aceder ao bio-horario para a lavagem de roupa, de louça e máquina de secar roupa para picos mais baratos.
• Utilizar sempre as
• lâmpadas de baixo consumo.
Sem comentários:
Enviar um comentário